A professora Jaqueline (Matemática do Ensino Médio) organizou para o dia 20 de setembro a "Trilha Ecológica Gaibú", onde nosso alunado desfrutou um dia de conhecimento em contato com o "Meio Ambiente". Além das informações transmitidas por Jaqueline que é uma apaixonada pela natureza, tivemos o apoio do Professor Lenilson e da Professora Luci Lima ambos historiadores, proporcionando dados sobre o Patrimônio Histórico da região.
07 de Novembro
*************************
XIV Ciência Jovem
29, 30 e 31 de outubro
Professores autores:
Ana Walquíria Souza (Inglês)
Everaldo Santos (Química)
Luci Lima (História)
Categoria Educação Científica
TÍTULO: O USO DO BLOG NA ESCOLA CUSTÓDIO PESSOA COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO, REGISTRO E COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR.
OBJETIVO:
Promover o uso de ferramentas tecnológicas virtuais na aplicabilidade pedagógica proporcionando um ambiente para comunicação e debate, de maneira a motivar o aluno, fazendo com que este meio não somente seja um recurso de lazer, mas também de sua formação como cidadão, estendendo o ambiente escolar para outras esferas de convivência social na utilização da ‘Blogosfera’.
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho pretende apresentar os resultados da exploração dos blogs no contexto escolar diante de um panorama em que a comunidade mundial está submergida por novas tecnologias que surgem de maneira acelerada. Fez-se necessário desenvolver uma ação onde a comunidade escolar fosse inserida neste universo de maneira a despertar o interesse do uso da internet – aqui especificamente o gênero blog – como ferramenta para pesquisa, formação, comunicação, exposição de trabalhos e motivação no processo ensino-aprendizagem.
METODOLOGIA:
1. Investigação:
• Investigação de produções acadêmicas sobre o uso de blogs como facilitador de aprendizagem no ambiente escolar;
• Pesquisa sobre os hábitos do alunado quanto às motivações para uso da internet;
• Análise e escolha do gênero tecnológico da internet que melhor atendesse às necessidades do projeto.
2. Construção:
• Pesquisa sobre quais os melhores hospedeiros do gênero Blog quanto a seus recursos, praticidade e aplicabilidade;
• Criação dos Blogs;
3. Divulgação:
• Utilização dos Blogs como portfólio digital das produções escolares;
• Postagem das atividades pedagógicas para a comunidade escolar através dos blogs;
• Disponibilização de informações por parte do corpo docente, fazendo com que o ambiente torne-se um espaço de dados especializados.
RESULTADOS:
• Descoberta de novos recursos tecnológicos: através de pesquisas foi possível perceber uma nova possibilidade de uso da internet no ambiente escolar de forma a fazer o processo ensino-aprendizagem mais atraente;
• Estímulo do processo de aprendizagem: através da utilização dos blogs com seus recursos disponíveis como som, imagem, vídeo, enquetes, mural, links foi observado uma maior participação e produção do alunado na expectativa de visualizar seu trabalho no blog escolar;
• Aprendizagem colaborativa: espaço de integração na Escola Custódio Pessoa possibilitando intercâmbio de informações entre o corpo docente e discente.
PALAVRAS-CHAVE:
EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, FERRAMENTAS ON-LINE, BLOG.
OBJETIVO:
Promover o uso de ferramentas tecnológicas virtuais na aplicabilidade pedagógica proporcionando um ambiente para comunicação e debate, de maneira a motivar o aluno, fazendo com que este meio não somente seja um recurso de lazer, mas também de sua formação como cidadão, estendendo o ambiente escolar para outras esferas de convivência social na utilização da ‘Blogosfera’.
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho pretende apresentar os resultados da exploração dos blogs no contexto escolar diante de um panorama em que a comunidade mundial está submergida por novas tecnologias que surgem de maneira acelerada. Fez-se necessário desenvolver uma ação onde a comunidade escolar fosse inserida neste universo de maneira a despertar o interesse do uso da internet – aqui especificamente o gênero blog – como ferramenta para pesquisa, formação, comunicação, exposição de trabalhos e motivação no processo ensino-aprendizagem.
METODOLOGIA:
1. Investigação:
• Investigação de produções acadêmicas sobre o uso de blogs como facilitador de aprendizagem no ambiente escolar;
• Pesquisa sobre os hábitos do alunado quanto às motivações para uso da internet;
• Análise e escolha do gênero tecnológico da internet que melhor atendesse às necessidades do projeto.
2. Construção:
• Pesquisa sobre quais os melhores hospedeiros do gênero Blog quanto a seus recursos, praticidade e aplicabilidade;
• Criação dos Blogs;
3. Divulgação:
• Utilização dos Blogs como portfólio digital das produções escolares;
• Postagem das atividades pedagógicas para a comunidade escolar através dos blogs;
• Disponibilização de informações por parte do corpo docente, fazendo com que o ambiente torne-se um espaço de dados especializados.
RESULTADOS:
• Descoberta de novos recursos tecnológicos: através de pesquisas foi possível perceber uma nova possibilidade de uso da internet no ambiente escolar de forma a fazer o processo ensino-aprendizagem mais atraente;
• Estímulo do processo de aprendizagem: através da utilização dos blogs com seus recursos disponíveis como som, imagem, vídeo, enquetes, mural, links foi observado uma maior participação e produção do alunado na expectativa de visualizar seu trabalho no blog escolar;
• Aprendizagem colaborativa: espaço de integração na Escola Custódio Pessoa possibilitando intercâmbio de informações entre o corpo docente e discente.
PALAVRAS-CHAVE:
EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, FERRAMENTAS ON-LINE, BLOG.